top of page

 

HISTÓRICO DO CEEJA

Outra oportunidade de escolarização para jovens e adultos são os cursos supletivos com atendimento individualizado e presença flexível oferecidos  no Centro de Educação de Jovens e Adultos de Votorantim – CEEJA - VOTORANTIM.

 

O CEEJA, Escola Estadual mantida por convênio entre a Secretaria da Educação e Prefeitura Municipal de Votorantim, foi criada pelo Decreto nº 42.768, de 30/12/97 e Instalada pela Resolução SE-100, de 1/9/98. Através do Decreto nº 44.449/99, que dispõe sobre a tipologia das escolas da rede estadual de ensino da Secretaria da Educação, passou a denominar-se Centro de Educação Supletiva de Votorantim. Em 16/11/2009, através do Decreto nº 55.047/09, foi alterada a denominação do CEESVO para CEEJA de Votorantim (CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE VOTORANTIM).

O CEEJA_Votorantim oferece os cursos Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

A metodologia desenvolvida no CEEJA tem por base o ensino individualizado, o acompanhamento de um professor orientador, a adequação ao ritmo de aprendizagem do aluno, a flexibilidade de presença e a inexistência de prazos máximos para cumprimento dos cursos.

 

A freqüência exigida é uma (1) mensal, mas a presença dos alunos é registrada para fins de acompanhamento do desempenho escolar e atendimento personalizado para suprir necessidades individuais.

 

O ensino realiza-se através de livros do aluno que são enviados pela SEE, e devido a característica metodológica da proposta pedagógica do CEEJA a duração de cada livro depende do desempenho do aluno.

 

Os livros do aluno enviados pela SEE são distribuídos gratuitamente e são organizados por disciplina, num total de 4 exemplares. Existe um livro para o professor do EJA que orienta quais situações de aprendizagem devem ser selecionadas e trabalhadas com o aluno, seguindo a concepção de ensino sócio-cognitiva-interacionista.

 

O material didático faz parte do projeto político-educacional do Governo de São Paulo, para cumprir as 10 metas do Plano Estadual de Educação, e faz parte das ações propostas para a construção de uma escola melhor.

 

 

 

 

LEGISLAÇÃO

 

 

Federal

LEI Nº 9394/96 DE 20/12/96, artigos 37 e 39: trata dos cursos de Educação de Jovens e Adultos, na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº1, DE 05/07/02.
Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.

 

Estadual

DELIBERAÇÃO CEE Nº 77/08
Estabelece orientações para a organização e distribuição dos componentes do ensino fundamental e médio do sistema de ensino do Estado de São Paulo

 

DELIBERAÇÃO CEE Nº 82/2009
Estabelece as diretrizes para os Cursos de Educação de Jovens e Adultos em nível do Ensino Fundamental e Médio, instalados ou autorizados pelo Poder Público no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo.

DELIBERAÇÃO CEE N° 90/2009
Estabelece condições especiais para matrícula no ensino médio – EJA, no 2º semestre de 2009.

 

DELIBERAÇÃO CEE Nº 91/2009
Dispõe a respeito de alteração nas Deliberações CEE nºs 82/09 e 90/09

RESOLUÇÃO SE 3, DE 13-1-2010
Dispõe sobre alterações na organização dos cursos de Educação de Jovens e Adultos, mantidos pelas escolas estaduais

 

INSTRUÇÃO CENP, DE 6-8-2010
Dispõe sobre os procedimentos a serem observados na organização dos cursos de Educação de Jovens e Adultos – EJA, mantidos pelas escolas estaduais

 

RESOLUÇÃO SE Nº 77, DE 6-12-2011

Dispõe sobre a organização e o funcionamento dos cursos de Educação de Jovens e Adultos, nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos – CEEJAs

 

RESOLUÇÃO SE Nº 31,  DE16-5-2013

Altera dispositivos da Res. SE 77/11

 

bottom of page